Conselho Nacional da LBP

“Hoje foi feita justiça a um grande Bombeiro de Portugal!”
25/09/2017
Distrito de Lisboa mobilizou 6 GRIF’s e uma EPCO …
09/10/2017
Mostrar tudo

Conselho Nacional da LBP

Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses

O Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses reuniu nos Bombeiros Voluntários Famalicenses, estando o Distrito de Lisboa representado pelos seus Conselheiros Pedro Araújo, Joaquim Moreira Vicente e Pedro Ernesto.

Presidiu ao Conselho Nacional o Comandante António Carvalho na sua qualidade de Presidente da Mesa dos Congressos.

Aprovado:
– Regulamento do ato eleitoral e regulamento de funcionamento do 43º congresso

Fénix de honra:
Aprovada por unanimidade e aclamação a proposta para a atribuição da FÉNIX DE HONRA para o Comandante do QH Matos Fernandes dos BV de Campo de Ourique, que foi por todos reconhecida, a enorme mais valia que o Sr. Comandante QH Matos Fernandes, representa para os Bombeiros portugueses, pela sua importante e dignificante missão ao serviço do seu Corpo de Bombeiros, onde sempre se destacou pela prática de ações de grande espírito de solidariedade, com a apresentação de estudos, trabalhos e projetos de extraordinária transcendência, interesse e relevância para a Causa dos Bombeiros.
A sua formação, foi sempre um exemplo para todos.
A sua postura, enquanto Homem e Bombeiro é de uma enorme dignidade.

Colar de mérito:
Aprovado por unanimidade e aclamação a atribuição do Colar de Mérito para a empresa SIMOLDES na pessoa do Sr. António Silva Rodrigues, pela forma exemplar e continuada com que tem apoiado a AHBV de Oliveira de Azeméis.

Lei do financiamento:
Foi igualmente abordada a discussão em curso e as propostas para a alteração do Artigo 146º da Lei do Financiamento, que visam repor em 2018 não só a perda que algumas AHBV registaram no financiamento em 2017, como garantir que nenhuma Associação verá o valor ser reduzido, terminando assim a clausula de variação.
Logo que estejam concluídas as negociações serão divulgadas as propostas de alteração aprovadas.
A Federação de Lisboa que sempre lutou por ver algumas destas questões alteradas, congratula-se por finalmente ver consagrada na Lei as suas reivindicações, que vêm salvaguardar que as AHBV não verão no futuro reduzido o pouco financiamento que recebem atualmente.

Cartão social do bombeiro:
Foi apresentada uma proposta de Diploma que visa a implementação do Cartão Social do Bombeiro.

Inem:
Aprovada proposta para que seja realizada uma reunião entre os Presidentes de Federação, o INEM e a LBP, para se discutir o atual e futuro relacionamento com o INEM, fruto das recentes alterações, em particular do Memorando de Entendimento assinado entre a LBP e o INEM.

Presidente da LBP vai propor essa reunião junto do Conselho Diretivo e Presidente do INEM.

Reportagem | FBDL Comunicação

Fotos | Marques Valentim