Reconhecimento aos Bombeiros do Distrito de Lisboa

Bombeiros de Belas | 93º Aniversário
16/07/2018
Bombeiros de Carnaxide | 106 anos de vida
24/09/2018
Mostrar tudo

Reconhecimento aos Bombeiros do Distrito de Lisboa

Exmo. Senhor Comandante do Corpo de Bombeiros
Exmo. Senhor Presidente da Direção
Bombeiras e Bombeiros do Distrito de Lisboa

Vivemos na última semana momentos difíceis um pouco por todo o país, mas em particular na Serra de Monchique, onde a destruição voltou a marcar aquela zona, com o desânimo, tristeza e revolta a tomarem conta das populações locais.

Monchique foi durante uma semana para televisões e comentadores, experts e outros que tais, um palco privilegiado, onde várias teorias (algumas de pura ignorância) foram defendidas como verdades absolutas e a solução para todos os problemas. E tudo se discutiu, todos deram opinião, sobre tudo e sobre todos, fosse de bombeiros ou outros agentes de proteção civil, passando pela análise da cadeia de comando e da falta de capacidade de alguns para comandar e de outros para combater o incêndio.

No meio de todo este folclore, os Bombeiros de Portugal e em particular os Bombeiros do Distrito de Lisboa, demonstraram a sua capacidade de mobilização, coragem e determinação, unidos na solidariedade que nos une e que faz de nós a principal força de proteção civil, seja em que teatro de operações for.

Não podemos esquecer que os incêndios florestais representam uma pequena percentagem do nosso trabalho diário em prol das populações e que a nossa participação nestes grandes teatros de operações, com centenas e centenas de Bombeiros do distrito deslocados, em nada prejudicou a atividade operacional dos nossos Corpos de Bombeiros, seja no combate aos incêndios florestais ocorridos no distrito, nos incêndios estruturais, na emergência médica ou no transporte de doentes por exemplo.

Por tudo isto, a Federação de Lisboa saúda todos os Bombeiros do distrito de Lisboa, as Associações Humanitárias de Bombeiros, assim como todos os elementos de Comando, pela sua capacidade de mobilização, dedicação e profissionalismo na defesa e proteção das populações e dos seus haveres.

A Federação de Lisboa como habitualmente acompanha em permanência toda a atividade operacional dos Corpos de Bombeiros do distrito, em estreita articulação com o Senhor CODIS de Lisboa, que nesta fase especial inclui igualmente a presença nos briefings semanais no CDOS/CCOD.

Aproveitamos a oportunidade para saudar igualmente o CDOS de Lisboa, na pessoa do Sr. Comandante Distrital, Engº André Fernandes, por toda a disponibilidade que tem tido para com a Federação no sentido de nos manter informados de toda a atividade operacional e as diversas incidências verificadas com os Bombeiros do nosso distrito.

Lisboa, 10 de agosto de 2018

António Carvalho
Presidente